18 de setembro de 2012

Wingardium Leviosa





Olá Yumeiros!!!!

A partir de hoje darei início a uma série que marcou a minha adolescência e a minha vida para sempre, como mencionei no meu segundo post, esta série me fez amar a leitura, e acho que é mais do que merecida a homenagem e claro discutirmos um pouco sobre os livros e dar umas pinceladas nos filmes, que não deixam de ser fantásticos também.

Bom o primeiro livro da série é: Harry Potter e a Pedra Filosofal. Foi lançado na Inglaterra em 1997, e no Brasil em 2000. Foi traduzido pela Lia Wyler, que traduziu todos os livros da saga. Possui 264 págias e foi lançado pela editora Rocco. Em 2001 foi lançado o primeiro filme de Harry Potter.

Bom e ai vamos a história, acho que todos já estão cansados dela, mas acreditem, vou repetir isso mais uma vez, nenhum livro é igual ao filme.
Harry na história aparece com 10 anos, conta sua vida, antes da mudança. Como sempre é maltratado pelos tios e principalmente pelo primo. Uma das cenas mais interessantes, é a de quando ele acidentalmente ao fugir do primo e da sua gangue(sim o Duda tem companheiros no livro, no filme eles são cortados), ele vai parar no telhado da escola em que frequenta. Harry nunca entendeu o por que de fazer essas coisas, isso sempre martelou na cabeça dele...
Vamos dar um pequeno salto na história...
Um dia ao recolher a correspondência da família, ele recebe uma carta com lacre em cera vermelha, e com o desenho de um brasão, ele estranha, afinal nunca recebera uma carta antes em toda a sua vida :´( . Bom o tio ao perceber de onde viera a correspondência, passa a tentar se livrar das cartas de todas as maneiras possíveis, até que eles vão para em um chalé, no fim do mundo. Quando finalmente aparece à entrada da cabana, nosso querido Hagrid, trazendo a carta que Harry finalmente põde ler, e descobrir sua verdadeira origem, além do que ocorreu com seus pais. Hagrid, o leva ao Beco Diagonal (outra parte interessante, Hagrid dá Edwiges de presente de aniversário a Harry, isso no filme não fica subtendido). Harry conhece Malfoy na hora de comprar suas vestes de bruxo (no filme só se conhecem em Hogwarts). Enfim, vocês notam que as diferenças algumas são pequenas, mas outras cruciais para entendimento do enredo.
Enfim, Harry conhece Rony, no trem, ficam amigos. Hermione entra depois para o grupo, como todos já sabem. Depois de alguns percalços (o Trasgo Montanhês foi fundamental para selar a amizade deles) a amizade está formada. 
Este é a apenas o começo da aventura. Todos sabemos da Pedra Filosofal (aqui entra a questão da Alquimia e Nicolau Flamel), dos Unicórnios, do Fofo (que remete a Cérberus - cão de três cabeças que guarda o portão do Hades - olha a mitologia grega ai), e como Aquele-que-não-deve-ser-nomeado quase ressurge com a ajuda de Quirrel, e que foi impedido por Harry e sua coragem inabalável.
Realmente uma história que começa com um bruxo que se descobre bruxo, e que percebe que o mundo mágico tem muito a revelar, primeiro por Voldemort ser ruim pra chuchu, como seus pais morreram, a magia que antes desconhecida e que aos poucos passa a ser melhor compreendida, ou seja quanto mais aprendemos sobre magia, mais vemos que tem muito a se descobrir. Por isso os outros livros são fundamentias para esse entendimento.
Esse livro é o introdutório do mundo mágico, como os bruxos se escondem dos trouxas, como funciona a Escola. E a cada livro descobrimos mais e mais sobre isso.
Eu poderia ficar horas aqui escrevendo sobre o livro, mas eu quero dar a oportunidade para aqueles que não leram o livro ou que leram apenas uma vez, para notarem o quão diferente podem ser os livros e os filmes, e o quão eles podem ser ricos também.
Uma pergunta, no filme Hermione ganha 50 pontos pela Taça das Casas, mas alguém sabe que feio ela fez, qual a tarefa que ela realizou, e que o filme cortou bruscamente, deixando quem não leu o livro no vácuo? Pois é meus queridos, só lendo para descobrir, ou relendo para relembrar.

Bom a saga é longa, são 7 livros, então acredito que o próximo post vocês já sabem....

Até mais galera, comentem, e acrescentem informações que achem relevantes para que possamos produzir discussões saudáveis e sem agressões.

Fiquem com Deus... e até mais...

4 comentários:

  1. A pedra fisolofal(eu escrevo errado propositalmente) é um livro introdutório muito legal. A apresentação dos personagens é boa e as interações entre eles tambem. O mistério do Quirrel e do Snape foi bem conduzido e tem uma boa reviravolta. Quanto ao filme, é um filme muito bom, e uma adaptação bem legal. Ah, sobre os 50 pontos da Hermione, ela ganha por usar a logica inabalavel diante do fogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai João acertou, Hermione e sua inteligência invejável, kkkkkkkkk. Aguardem o próximo post \o/

      Excluir
  2. Harry Potter, meu pontapé inicial no mundo dos livros (apesar de A Pedra Filosofal ter sido meu terceiro livro)... Começei pela Câmara Secreta! hehehehehehehe...

    O início de um mundo que nos marca e nos fascina até hoje...

    Não tem muito o que falar, pois além de ser um assunto já conhecido por muitos (não diria todos), o seu post está bem explicativo... E o melhor de tudo foi ter a certeza que o Snape estava do outro lado (como em quase todos os livros), mas aí já é um assunto pra você puxar! ^^

    Devo muito a J.K. Rowling!

    E quanto a pergunta dos 50 pontos da Mione, como o João ali já disse, não tem por que re-responder! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm comecei pela Câmara Secreta, depois que fui ler a Pedra Filosal, kkkkkkk. Pois é, vão ser muitos posts sobre HP, mas adoro demais isso. Você leu a postagem - Harry Potter e o que mudou a minha vida, vai ver que somos parecidos Avalon.

      Excluir