6 de janeiro de 2014

Seres que podem ser lindos ou não, depende de cada autor...



                                          Legolas - Senhor dos Anéis

                                           Dobby - Harry Potter



Elfo é uma criatura mística da Mitologia Nórdica e Céltica, que aparece com frequência na literatura medieval européia.

Nesta mitologia os elfos chamam-se Alfs ou Alfr, também chamados de "elfos da luz" - Ljosalfr. São descritos como seres belos e luminosos, ou ainda seres semi-divinos, mágicos, semelhantes à imagem literária das fadas ou das ninfas. De fato, a palavra "Sol" na língua nórdica era Alfrothul, ou seja: o Raio Élfico; dizia-se que por isso seus raios seriam fatais a elfos escuros e anões.

Eram divindades menores da natureza e da fertilidade. Os elfos são geralmente mostrados como jovens de grande beleza vivendo entre as florestas, sob a terra, em fontes e outros lugares naturais. Foram retratados como seres sensíveis, de longa vida ou imortalidade, com poderes mágicos, grande ligação com a natureza e geralmente acompanhadas de ótimos arqueiros.

Descrição

As mais antigas descrições de elfos vêm da Mitologia Nórdica. Eram chamados álfar, de singular álfr. Outros seres com nome etimologicamente relacionados a álfar sugerem que a crença em elfos não se restringe aos escandinavos, abrangendo todas as tribos Germânicas. Essas criaturas aparecem em muitos lugares.
Shakespeare as imaginava como seres pequeninos, porém a mitologia original os descrevem como sábios, poucos centimetros menores do que a média humana (entre 1,70m a 1,73m contra 1,80m a 1,83m dos humanos), eram belos e supostamente imortais. Normalmente tem nomes com a primeira letra L como exemplo, Luiza, são pequenos(as).

Fonte: Wikipedia


Os elfos tem grande importância na mitologia nórdica, e ganharam muito destaque graças a maravilhosa história de J.R.R. Tolkien, de O Senhor dos Anéis, que nos mostra um reino onde elfos são belos e imortais, além de habilidosos lutadores. 

Outro autora que abordou sobre elfos, mas que trouxe características completamente diferentes, foi J. K. Rowling, em Harry Potter, que fala em elfos domésticos, que são escravizados. No livro, Hermione chega a criar uma espécie de clube de proteção a eles, mas que não dá muito certo. Os elfos servem famílias de geração em geração e só podem ser libertados quando ganham roupas de seus donos, por este motivo vestem roupas tremendamente sujas e maltrapilhas, porque é sua marca registrada.

O próximo post será sobre os anões, espero que gostem e até a próxima.

Um comentário:

  1. Gostei da iniciativa,

    Um dos colaboradores do meu blog fez uma postagem sobre a lenda chinesa que deu origem ao Goku.

    Saber de onde a história vem, ajuda a compreendê-la melhor.

    ResponderExcluir