22 de outubro de 2012

Le Petit Prince




Olá Yumeiros!!!

Vou tentar postar de 1 a 3 vezes por semana. Bom o nosso assunto de hoje para alguns é considerado infantil, esta obra, mas para mim o autor escreveu com o intuito que quando os pais lessem as histórias para seus filhos, percebessem as metáforas e refletissem acerca daquilo que era falado. Atualmente é isso que penso, pois ao ler O Pequeno Príncipe, percebi rapidamente que a depender da idade da criança não entenderia o livro( me refiro a crianças pequenas de quatro e cinco), o que já faz refletirmos que o alvo maior de Antoine é e sempre foram os adultos, principalmente aqueles que deixaram seu lado criança desaparecer...

Vamos a resenha:
O Pequeno Príncipe moro em um pequenino planeta, onde cuida dele com muito carinho, além de um amor incondicional por sua rosa que é especial, afinal de contas não é todo dia que podemos conversa com uma rosa e ela nos responder.
O Principezinho de seu planeta, resolve viajar para conhecer o mundo, vai conhecendo novas pessoas, e claro, vamos apredendo com eles sobre inúmeras coisas.
O planeta que ele finalmente chega é o Nosso, nele ele conhece um piloto, se tornam amigos, e um vai aprendendo com o outro. Até que o príncipe precisa retornar nesse planeta.
Não vou me alongar na sinopse, primeiro porque o livro é curto, segundo porque se eu for falar todas as metáforas, o livro perderá o sentido de ser lido e refletido, portanto meus amigos, curtam essa viagem, que foi escrita a tanto tempo e que até hoje cativam pessoas do mundo todo.
Atualmente O Pequeno Príncipe possui um desenho animado, em formato 3D, e que está fazendo o maior sucesso no Discovery Kids, para quem quiser assistir, o horário é: todas as sextas-feiras, às 20:00 (horário de Brasília). Bom o desenho não segue o livro, mas sim a essência e personagens dele. Ou seja as histórias são totalmente diferenciadas, mas personagens e as mensagens continuam.

Dados interessantes tirados do site oficial brasileiro do Pequeno Príncipe sobre o livro:
          O Pequeno Príncipe é o terceiro livro mais vendido do mundo. Possui cerca de 134 milhões de livros vendidos em todo mundo, 8 Milhões só no Brasil e foi traduzido em mais de 220 línguas e dialetos.
          É um dos personagens mais famosos e queridos de todos os tempos, que empolga crianças e adultos com ensinamentos inesquecíveis. Sua história deixa marcas pela forma simples de suas mensagens de otimismo, simplicidade e amor ao nosso planeta. 

Li esse livro recentemente, ano passado para ser mais exata, ou seja li ele adulta. E posso dizer incontestavelmente, que este pequeno rapazinho conquistou meu coração, ao terminar de lê-lo, pensei, nossa que coisa maravilhosa, um livro já com vários anos sendo publicado, conquistou meu coração e o de milhões, com palavras sinceras e amor no coração.
Antoine de Saint-Exupéry foi maravilhoso, nesse livro, acho que nem mesmo ele pensou no quão grande alcançaria as frases e quão impactaria a todos nós.
Hoje, temos loja oficial no Brasil e França, estátuas em homenagem ao autor e o principezinho, exposições sendo abertas anualmente, aqui mesmo no Brasil, tem ocorrido mesmo, é só acompanhar pelo site oficial.

Então para aqueles que não leram, não percam mais tempo, leiam, acreditem em mim, a leitura depois de adulto, será mais prazerosa do que quando criança, ao percebermos os detalhes, acredito que alguma coisa mudará no seu coração, afinal:

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".

Então sejamos continuamente cativados pelo nosso querido Pequeno Príncipe.

O Próximo post será sobre uma história que virou filme, atualmente no Brasil está no seu 8º Volume, sendo 15 ao todo. E seus personagens principais são corujas, e ai acham que adivinham?
Aguardo respostas e comentários, bjos a todos e fiquem com Deus.

Um comentário:

  1. Recomendo assistir ao Pequeno Príncipe em animação. Passava nos anos 80-90 no SBT, alternando com Honey-Honey (Favos de Mel). Animação francesa, se não me engano, mas com o desenho muito semelhante aos animes, se não foram animados por japoneses. Dica: assista com as primeiras dublagens. Sim, dublado. Esta animação tem uma dublagem muito boa, mesmo para os dias atuais. Destaque para Nelson Machado, que empresta a voz ao pássaro espacial Swift.

    ResponderExcluir