21 de junho de 2013

Lendária Fênix




A fênix ou fénix (em grego ϕοῖνιξ) é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Outra característica da fénix é sua força que a faz transportar em voo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Podendo se transformar em uma ave de fogo.

Teria penas brilhantes, douradas, e vermelho-arroxeadas, e seria do mesmo tamanho ou maior do que uma águia. Segundo alguns escritores gregos, a fénix vivia exatamente quinhentos anos. Outros acreditavam que seu ciclo de vida era de 97.200 anos. No final de cada ciclo de vida, a fénix queimava-se numa pira funerária. A vida longa da fénix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual.


A crença na ave lendária que renasce das próprias cinzas existiu em vários povos da antiguidade como gregos, egípcios e chineses. Em todas as mitologias o significado é preservado: a perpetuação, a ressurreição, a esperança que nunca têm fim.
Para os gregos, a fénix por vezes estava ligada ao deus Hermes e é representada em muitos templos antigos. Há um paralelo da fénix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza.
Os egípcios a tinham por "Bennu" e estava relacionada a estrela "Sótis", ou estrela de cinco pontas, estrela flamejante, que é pintada ao seu lado.
Na China antiga a fénix foi representada como uma ave maravilhosa e transformada em símbolo da felicidade, da virtude, da força, da liberdade, e da inteligência. Na sua plumagem, brilham as cinco cores sagradas.Roxo, Azul, Vermelha, Branco e Dourado.
No início da era Cristã esta ave fabulosa foi símbolo do renascimento e da ressurreição. Neste sentido, ela simboliza o Cristo ou o Iniciado, recebendo uma segunda vida, em troca daquela que sacrificou.
No Acidente na mina San José em 2010, a cápsula que estava retirando um por um dos 33 mineiros foi chamada de Fênix, porque o resgate deles a uma profundidade muito funda de terra lembra a ressureição da ave mítica das cinzas.

Fonte: Wikipedia

A Fênix sempre foi tida como um pássaro lendário, e esse renascimento marca muito o ser humano, porque essa parte figurativa da lenda, faz o homem lembrar do renascimento espiritual, e da mudança que promove a si mesmo.

Interessante que autores como Massami Kurumada, usou em Cavaleiros do Zodíaco, o animal, como constelação do Ikki, personagem rebelde da série, mas que tem bom coração. E usa o seu poderoso: "Ave Fênix" para derrotar os inimigos.

Eu não poderia deixar de falar de Harry Potter, quando conhecemos nossa querida Fawkes, do amado professor Dumbledore, e que nos surpreende, o animal, com todas as características citadas acima. A magia desse animal é revelado de forma interessantíssima no livro, além de acrescentar a fidelidade do animal para com o diretor de Hogwarts.

Não poderia deixar de mencionar a Change Fênix, do Esquadrão Relâmpago Changeman, super famoso na década de 90 no Brasil, com a nossa querida guerreira Mai. Ela é forte e destemida como a Fênix. 

Bom pessoal esse é o primeiro animal mitológico, espero que tenham gostado. Se lembrarem de outra referência, por favor comentem, e também digam o que acham desse animal. Fiquem com Deus e até a próxima.

P.S: Os posts serão de animais mitológicos e criaturas mitológicas (fadas, gnomos, etc.).

2 comentários:

  1. Tem ainda a entidade intergalatica Fenix dos X-men. Que inicialmente se fundiu a Jean Grey apenas para não deixa-la morrer no espaço e depois foi corrompida pelos sentimentos humanos e se tornou a própria ira devastadora do universo. O que acarretou a morte de Jean Grey e seu renascimento em seguida com o empréstimo de poder da entidade aliada aos seus companheiros de equipe.
    Adorei eu post, não poderia começar com animal mitológico melhor. Sempre muito informativa e interessante, suas matérias estão de parabéns. =)

    ResponderExcluir